Dia do Beijo é comemorado no dia 13 de abril

Por que comemorar o Dia do Beijo no dia 13 de abril? Por que nos Estados Unidos o Dia do Beijo é comemorado no dia 6 de julho e não com o resto do mundo? Aquela história do italiano que beijava todas as mulheres da cidade e provocou o padre a prometer um prêmio em moedas de ouro para as mulheres que conseguissem não serem beijadas e que morreu sem premiar nenhumazinha é verdade? Foi dessa história que nasceu o Dia do Beijo? Ninguém sabe responder nenhuma dessas perguntas.

Segundo um belo texto da revista Superinteressante, o que se sabe ao certo é que se aprende a beijar desde que viemos ao mundo. Da passagem do aleitamento à alimentação sólida— previamente mastigada pela mãe (explica o antropólogo Desmond Morris). Psiquiatras e psicanalistas, por exemplo Sigmund Freud, se preocuparam em interpretar a evolução da nutrição ao prazer do beijo.

O beijo tem vários significados: costume, educação, respeito ou mera formalidade. Uma das primeiras representações do beijo de que se tem conhecimento são as esculturas e murais do templo de Khajuraho, na Índia, que datam do ano 2500 a.C. No século IV da era cristã publica-se na Índia o Kama Sutra, considerado o mais completo tratado sexual do Oriente, atribuído ao sábio Vatsyayana.

Na Grécia antiga, o beijo funcionava como um elemento diferenciador das hierarquias: os subordinados beijavam os superiores no peito, nas mãos ou nos joelhos, de acordo com o nível que possuíam. Os mendigos tinham unicamente o direito de beijar os pés dos senhores, e aos escravos só se permitia beijar a terra.

Zac Efron e Vanessa Hudgens como Philip e Aurora fotografados por Annie Leibovitz - Filme A Bela Adormecida

Zac Efron e Vanessa Hudgens interpretando Philip e Aurora no filme A Bela Adormecida da Disney | fotografados por Annie Leibovitz

No século V a.C., o historiador Heródoto chegou a descrever os vários tipos de beijos e seu significado entre os persas e os árabes. Os persas se cumprimentavam com beijos que, como na Grécia, variavam de acordo com o nível social das pessoas.

Outro historiador grego, Plutarco, que deixou uma imensa obra sobre os costumes na Grécia e em Roma, conta que Catão, o Censor (234 a.C.-149 a.C.), cessou o mandato do senador Pretorius Mamillus, porque foi visto beijando a mulher em público. Mas em particular os romanos nada tinham contra o beijo. O latim até registra três palavras para defini-lo: osculum é o beijo amistoso, nas faces; basium, o beijo apaixonado na boca; e suavium, o beijo amoroso com ternura.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o beijo na antiguidade, porque de lá para cá as coisas mudaram muito e faltaria “scroll” para tantas letrinhas… Dia 13 de Abril, Dia do Beijo, passe aquele seu batom preferido, se for mulher, passe aquele seu perfume irresistível, se for homem, e dê um delicioso osculum, basium ou suavium dependendo das suas intenções porque essa coisa de hierarquia já ficou lá com Plutarco e sua turma. Aproveite que alguém inventou do nada um dia especial todinho para celebrar e beijar muito. Tá liberado beijar mãe rabugenta, pai reclamão, irmão chato, vizinho barulhento… Tenta!

Feliz Dia do Beijo!

Você também pode gostar de:

Author: Renata

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>