Milnutri é fórmula desenvolvida pela Danone para o mercado brasileiro

Milnutri da Danone - Imagem: reprodução site www.danonebaby.com.br/

Milnutri da Danone – Imagem: reprodução site www.danonebaby.com.br/

Milnutri é o nome da nova fórmula da Danone desenvolvida para as necessidades específicas das crianças brasileiras. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o impacto da má nutrição nos primeiros 1 mil dias (contados desde a gestação) acarreta prejuízo no crescimento e desenvolvimento da criança, maior propensão a enfrentar déficits cognitivos e físicos ao longo da vida e provoca risco aumentado de DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) como obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemias, anemia etc.

A mestre em nutrição pela USP e gerente do departamento científico da Danone Baby, Tamara Lazarini, explicou que no Brasil pelo hábito cultural de a partir de 1 ano de idade as mamães introduzirem o leite de vaca na alimentação da criançada, temos um problema sério: carência de vitaminas A e D, excesso de proteína e sódio que podem levar a um risco de obesidade futura, além de déficit de ferro provocando uma taxa de 77% de anemia em algumas regiões do nosso país. “Estamos falando apenas do consumo do leite puro, mas muitas vezes ele vem acompanhado de achocolatados, espessantes como amidos e de açúcar”, diz Tamara.

Pelas faltas e excessos, o Brasil tem um número de obesidade infantil alarmante. Conforme mostra a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008-2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

O pediatra Ary Lopes Cardoso, que é doutor em pediatria e nutrologia pela Faculdade de Medicina da USP e responsável pela Unidade de Nutrologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, além de prestar consultoria para a Danone Baby há três anos, fez uma conta rápida e chegou à seguinte conclusão, se temos 3 milhões de crianças nascendo por ano e 7% delas terão problemas de obesidade no futuro, teremos por ano 210 mil novos brasileiros sofrendo desse mal.

“Muitas vezes as mães cometem erros na alimentação ao insistir, tentar agradar, forçar e substituir alimentos”, diz Cardoso. O leite é uma das maiores fontes de cálcio, mas o leite de vaca para uma criança de 1 a 3 anos é contraindicado. É claro que não podemos esquecer a realidade brasileira. Se a família está em uma área em que tem lá sua vaquinha no quintal, é preferível dar o leite de vaca a não dar. Mas aí, devemos como profissionais de saúde, orientar para que esse leite seja diluído metade em água e que ele não seja acrescido de açúcar etc.”, complementa o pediatra.

A nova fórmula da Danone, Milnutri, pode ser introduzida a partir do primeiro ano até os três ou cinco anos, dependendo da necessidade nutricional do pequeno. Em sua composição está presente Ômega 3 (DHA), nutriente que contribui para o desenvolvimento cerebral, motor e visual das crianças; mix exclusivo de fibras alimentares, que contribuem para uma flora intestinal saudável; 25 vitaminas e minerais, com destaque para as vitaminas A e D, importantes para o crescimento e formação de ossos e dentes e apresenta 14 vezes mais ferro que o leite de vaca, importante para a prevenção da anemia ferropriva. Não tem adição de açúcares, conta com um baixo teor de sódio (se comparado ao leite de vaca) e um nível de proteínas adequado para a infância.

Estudo Nutriplanet Danone Baby Nutrition, Revisão sistemática da literatura científica sobre o contexto alimentar e nutricional de gestantes, lactantes e primeira infância, 2012. Dados internos da Danono Baby Nutrition. Informações: World Health Organization (WHO). The WHO Child Growth Standards, 2006.

Estudo Nutriplanet Danone Baby Nutrition, Revisão sistemática da literatura científica sobre o contexto alimentar e nutricional de gestantes, lactantes e primeira infância, 2012. Dados internos da Danono Baby Nutrition. Informações: World Health Organization (WHO). The WHO Child Growth Standards, 2006.

Para mais informações sobre o Milnutri ligue para o SAC 0800-7017561

Você também pode gostar de:

Author: Renata

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>